*O CEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos por decisão unânime de sua Diretoria torna público o que se segue:
*Inicialmente aplaudir e apoiar com entusiasmo a decisão do CONSUN - Conselho Superior Universitário da Universidade Federal de Rondônia de garantir a paridade na eleição para Reitor entre professores, funcionários e estudantes, por considerá-la um avanço para a democracia interna da Universidade.
*Tomando conhecimento:
1) *Do processo contra o Professor de Medicina, Wladimir Nunes Pinheiro e o indicativo de ser ele demitido por apoiar a greve dos estudantes do curso de medicina, que reivindicavam uma formação acadêmica de qualidade;
2) *Do Inquérito Administrativo contra o aluno Elder Cardoso de Oliveira que pela insólita Resolução 040/CONSAD pode ser suspenso ou até expulso por ter feito críticas os rumos da Universidade em um Seminário de Pesquisa
3) *Da ação criminal impetrada pela Fundação RIOMAR contra os estudantes Sidgley Correia Figueiredo, presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia e Márcio Marinho Martins, do curso de História, por denunciarem em dezembro irregularidades em licitação de livros didáticos.
*O CEBRASPO solidariza-se com o Professor Wladimir Nunes Pinheiro, que vem sofrendo perseguições políticas devido a seus posicionamentos e com os estudantes Elder Cardoso de Oliveira, Sidgley Correia Figueiredo e Márcio Marinho Martins pela justeza de suas ações.
*É claro que sempre houve, existe e, infelizmente, sempre haverá até mesmo professores e reitores querendo parar a roda da História. Em contrapartida, haverá também jovens, estudantes e professores que, apesar da reação de alguns, se comprometem com a luta e a defesa de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e democrática. É essa luta que tem permitido a sobrevivência da universidade pública no Brasil.
*O CEBRASPO deseja todo êxito na paralisação do dia 4 de outubro e se opõem contra as arbitrariedades que estão ocorrendo na UNIR.
*CEBRASPO
*Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos