A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está capacitando 18 alunos do curso de Enfermagem da Unir para atuarem no levantamento a ser feito nos Hospitais de Base, João Paulo II e Infantil (HICD) para averiguar o tipo de violência mais comum e a idade das vítimas. *O curso iniciou ontem (26) e encerra nesta quinta-feira, no auditório da Riomar.
*O levantamento será realizado durante um mês. A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semusa, enfermeira Régia Martins, explicou que os dados servirão para que a Semusa adote medidas preventivas na área onde há maior predominância dos acidentes. Ela citou como exemplo a hipótese de maior incidência no trânsito. Nesse caso, a secretaria desenvolverá trabalho educativo nessa área, enfocando a faixa-etária onde há maior predominância. “Precisamos ter os dados em mãos para que haja um direcionamento das ações”, destacou.
*Os alunos estão recebendo palestra sobre Situação Epidemiológica das Doenças e Agravos não Transmissível (Dants) em Porto Velho; Política de Saúde das Dants; Abordagem à Vítima de Violência; apresentação da Proposta de Vigilância de Acidentes e Violências; apresentação da ficha de Notificação de Acidentes e Violência em Unidades de Urgência e Emergência e apresentação do programa de coleta de dados a ser realizado pelos alunos. O curso encerra com a palestra da gerente de Epidemiologia, sobre a Situação Epidemiológica das Doenças e Agravos na capital.
*Os palestrantes são Gelzirlane do Nascimento, Joaquim Lucas Júnior, Cristina Mabel do Nascimento e Régia Martins.