*É nesse sábado (24) o dia de vacinação contra a raiva de cães e gatos. A campanha, que tem como meta imunizar mais 290.000 animais em todo o Estado está sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com municípios e Ministério da Saúde (MS). O objetivo principal da vacinação é prevenir novos casos criando uma barreira imunológica, dificultando a disseminação do vírus rábico.
*?A raiva é uma doença infecto-contagiosa, causada por vírus, que tem sua prevenção feita através da vacina, por isso a administração Ivo Cassol está buscando ampliar cada vez mais o número de imunizações. Em 2005 foram diagnosticados apenas dois casos de raiva em cães no Estado? afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.
*A população deve procurar os postos de vacinação durante todo o horário previsto, evitando concentrar a procura no final da tarde para não gerar, tumultos e atrasos. Os animais vacinados pela primeira vez necessitam de uma dose de reforço após 30 a 45 dias da imunização. Os cães e gatos devem ser vacinados a cada seis meses.
*O governo de Rondônia está trabalhando para a erradicação da doença. A raiva apresenta dois ciclos de transmissão, o urbano, cuja principal fonte de infecção é o cão, e a silvestre que tem o morcego hematófago como responsável pela manutenção da cadeia de transmissão.
*Atualização de tratamento anti-rábico ? O governo estadual realizou na semana passada em Porto Velho o curso de Atualização de Tratamento Profilático Anti-rábico Humano. A capacitação teve como objetivo qualificar 40 profissionais médicos, enfermeiros e médicos veterinários que exercem atividades nos serviços de tratamento de raiva humana.
*O curso atualizou os técnicos tornando-os multiplicadores no combate e eliminação da doença em seu ciclo urbano, ?pois a raiva animal apresenta alto índice de prevenção, quando adotada a estratégia adequada de imunização das pessoas e animais sob o risco de infecção? completou Milton Moreira.