*Esta semana a operação é feita no canal dos Tanques, no trecho entre as rua Dom Pedro II e Amazonas, no bairro Nova Porto Velho. Segundo os técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob), o trabalho vai acabar com o alagamento na avenida Jorge Teixeira, um dos maiores transtornos da cidade em época de chuva.
*Os trabalhos tocados pela Semob vão desembocar, gradativamente, no projeto ousado do prefeito Roberto Sobrinho de drenar, canalizar e urbanizar os igarapés que cortam Porto Velho, o que evitará alagamentos em grandes áreas da cidade.
*Moradores lembram que o local onde a equipe da Semob está trabalhando já chegou a atingir mais de dois metros acima do nível normal do canal, em período de chuva. ?As chuvas são uma preocupação constante para nós moradores, pois levam água suja para dentro de nossas casas?, diz Antônio Dias de Araújo, que teve a casa invadida pelas águas do córrego em dezembro de 2000.
*O Secretário de Ubiratan Pereira disse que o trabalho de retirada de entulhos vai devolver ao canal a sua profundidade natural, eliminado o risco de enchentes. Ele informa que a SEMOB traçou um mapa dos igarapés e córregos que cortam a cidade (11, no total) e, a partir daí, elaborou o Projeto de Macrodrenagem de Porto Velho, que envolve etapas distintas. A execução do projeto terá recursos do município e dos governos estadual e federal, conforme negociações já iniciadas.
*O prefeito Roberto Sobrinho acompanha de perto a execução do serviço e esclarece dúvidas de moradores, quanto a realização de ações preventivas de manutenção e recuperação da infra-estrutura urbana em áreas com possibilidade de alagamentos, inclusive com a necessidade de remoção de moradores em situação de risco. Os trabalhos são tocados desde o início de sua gestão.