*O Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Rondônia, Abdiel Ramos Figueira, participou hoje (18) do início da terceira e última fase do XVIII Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Rondônia, na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP). Os 40 candidatos que concorrem a 10 cargos de Promotores de Justiça Substitutos estão se submetendo aos exames clínicos e psicotécnicos.
*Ao dar as boas-vindas aos candidatos, durante um café da manhã na sede da FESMP, Abdiel Ramos Figueira ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia. “Aqui não há heróis, há gente que trabalha por quem nos paga, aqueles que não têm quem os ouça”, afirmou o Procurador-Geral, acrescentando que a missão dos Membros do MP é “espinhosa, mas gratificante”.
*Abdiel ressaltou que o MP tem procurado se planejar para enfrentar novos desafios, a exemplo da construção de duas hidrelétricas no Rio Madeira, que deverão atrair para o Estado cerca de 20 a 30 mil pessoas. “O Ministério Público vai estar preparado para participar dessa nova realidade”. Atualmente, o quadro do MPRO conta com 106 promotores, mas lei aprovada pela Assembléia Legislativa de Rondônia estabeleceu um quadro de 180 Promotores de Justiça, vagas que estão sendo preenchidas paulatinamente por meio de concurso.
*Também estiveram presentes ao início da terceira fase da seleção, a Secretaria do Concurso, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, e os Procuradores de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda e Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
*Depois de passarem pelos exames psicotécnicos, clínicos e entrevistas, os candidatos ao cargo de Promotor de Justiça realizarão, entre os dias 25 e 29 de setembro, provas orais no auditório do MPRO. O sorteio da ordem do exame oral será realizado no dia 22 de setembro, às 18 horas, na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça.
*A prova oral vai abordar Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Constitucional e Tributário, Direito Administrativo, improbidade administrativa, legislação do MP, da Magistratura e Estatuto da Ordem dos Advogados.
*Dos 40 candidatos classificados para esta terceira fase do concurso, 11 são de Rondônia, 10 de São Paulo, dois da Paraíba, um da Bahia, dois do Distrito Federal, quatro do Mato Grosso, três do Mato Grosso do Sul, três do Paraná, dois de Goiás, um do Rio Grande do Sul e um do Rio de Janeiro.