*O Consulado Boliviano, em nome da consulesa Nesvy Cuéllar Salvatierra, emitiu em 08 de setembro, um ofício ao gabinete do prefeito Dedé de Melo , comunicando que recebeu da Chancelaria Brasileira, a ratificação por parte de seu Congresso Nacional do acordo subscrito pela Bolívia e Brasil sobre a ??FACILITAÇÃO PARA O INGRESSO E TRANSITO DE SEUS NACIONAIS EM SEUS TERRITÓRIOS?? (ISENÇÃO DE PASSAPORTES), que permitirá o passo dos nacionais bolivianos ? brasileiros somente com a apresentação da carteira de identidade.
*O instrumento é bilateral, e se fará efetivo a partir de 17 de setembro de 2005. O brasileiro que desejar fazer turismo ou necessite passar determinado tempo em cidades bolivianas como La Paz, Santa Cruz, Riberalta, Sucre, entre outras, terão apenas que preencher um formulário na Polícia Federal, informando quanto tempo ficará em território boliviano, para que seja efetivada a autorização sem que haja necessidade do passaporte.
*A mesma facilidade que o brasileiro terá para ingressar em território boliviano, os cidadãos bolivianos também terão para entrar e permanecer temporariamente em território brasileiro, foi o que informou o cônsul do Brasil na Bolívia, Valcírio Pedro de Lima.