Presidente da SBPC e Conselho Superior da UNIR assinam Carta Aberta pedindo absolvição de Ruço
*Em Ato Público, no Auditório do Prédio Central da UNIR, o Presidente da SBPC, Prof. ENNIO CANDOTTI, conjuntamente com organizações sociais de direitos humanos, professores da Universidade Federal de Rondônia e Movimentos dos Camponeses; assina CARTA ABERTA que pede a absolvição de Wenderson Francisco dos Santos, o Ruço, membro da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia. No trecho de encerramento da Carta há um pedido: “Tomamos a liberdade de nos dirigir aos rondonienses, com humildade mas reconhecendo que nossas assinaturas nesta carta representam significativa parcela dos democratas brasileiros, no sentido de manifestar apoio e esperança de que a decisão do júri popular resgatará a verdade, a justiça, e impedirá que se consume mais uma condenação, como tantas na história, que depois se transformarão em exemplos de uma sociedade putrefata moral, econômica e socialmente, onde prevalece o poder econômico e a opressão”.
* O julgamento de “Ruço”, acontecerá no dia 14 de setembro. Um Júri Popular irá decidir sobre sua punição ou absolvição.
*O Conselho Superior da UNIR (CONSUN), órgão máximo de decisão da Universidade Federal de Rondônia, aprovou por unanimidade o apoio a Wenderson Francisco dos Santos, o Ruço, também na tarde de ontem. O Conselho é composto por mais de cinqüenta conselheiros, dentre eles professores, técnicos e alunos da UNIR.
*No ato da 18:00, no Auditório da UNIR Centro, além da assinatura do Prof. Ennio Candotti, também assinaram a Carta de apoio a Ruço: O Reitor da UNIR, Ene Glória da Silveira; o Vice-Reitor, Januário Amaral; o Prof. Clodomir de Moraes, lendário advogado das ligas camponesas da década de 50 e 60; o Prof. Ari Miguel Teixeira Ott e Prof. Adilson Siqueira, Vice-Presidente licenciado da ADUNIR.
*Conjuntamente com o Prof. Ennio Candotti, diversas personalidades nacionais pedem a absolvição de Wenderson. Advogados de todo o país, como o Jurista e Professor Universitário Nilo Batista, também assinam o Manifesto. Mais de 40 entidades sindicais, de vários estados brasileiros também se manifestam favoráveis à absolvição de “Ruço”. Os estudantes da UNIR, também se manifestaram, através de Centros Acadêmicos, como o do curso de pedagogia, através de seus representantes ou por meio de assinaturas avulsas, como a dos estudantes de Medicina, História e Ciências Sociais. Dentre as entidades nacionais destacam-se a assinatura de Maurício Azêdo (Presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI) e de mais de 40 entidades sindicais de vários estados.