*O embaixador do Peru no Brasil, Hermán Coutirier, agendou uma visita nessa quinta-feira (01), às 15h30m, às instalações do Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho. Ele será recepcionado pelo gerente do Sipam, José Neumar da Silveira.
*O embaixador vem conhecer a infra-estrutura tecnológica do Sipam, que é composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coletas de dados, instalada na região, produzindo informações em tempo real.
*Segundo José Neumar, além de ser alimentado permanentemente pelos dados gerados por sensores, o Sipam atualiza seu banco de dados de forma integrada com os órgãos parceiros, que ao mesmo tempo em que têm acesso às informações necessárias, atuam orientando e auditando, para a efetivação das ações e o enriquecimento do processo. "Isso faz do Sipam um moderno e inovador sistema de coleta, armazenamento e tratamento de dados que permite o funcionamento articulado e integrado das diversas instituições governamentais, em todas as suas instâncias: federal, estadual e municipal", garantiu.
*O Sipam está apoiando e contribuindo com diversos órgãos parceiros, entre eles a Universidade Federal de Rondônia (Unir), no projeto de Gestão Territorial e Desenvolvimento Sustentável, que está sendo desenvolvido pela universidade na região de Cerejeiras. "Os pesquisadores da Unir pediram a nossa cooperação no desenvolvimento das atividades do projeto, nas áreas de processamento e análise de imagens de sensoriamento remoto e de dados georreferênciais, identificação e quantificação do desmatamento da área de 2002 a 2005, mapas de vulnerabilidade ambiental, e processamento de imagens satélite", explicou.
*O trabalho da Agência Nacional de Águas (ANA), para monitoramento hidrometereológico e de qualidade de água em unidades de conservação (UCs) federais, também conta com a ajuda da tecnologia do Sipam. Para isso, um subsistema de rádio determinação, para envio e recebimento de mensagens georreferenciais foi disponibilizado pelo Sipam para acompanhar os técnicos da ANA e da CPRM na Reserva Biológica Jarú, em Rondônia.