Governo e Município se unem para ações na área de saúde

Governo e Município se unem para ações na área de saúde

Governo e Município se unem para ações na área de saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O governo do Estado vai apoiar a municipalização da saúde de Porto Velho com ações que beneficiem diretamente os usuários do sistema público de saúde. A meta da administração estadual é, em parceria com o município, implantar uma agenda compartilhada entre os administradores públicos. Um plano de ação será colocado em prática para dinamizar os serviços nos postos, policlínicas e hospitais. *A decisão da criação de uma agenda compartilhada aconteceu durante uma reunião entre os secretários de saúde do Estado e de Porto Velho. ?Estamos sempre abertos ao diálogo para colocarmos em prática medidas positivas para beneficiar o cidadão. A saúde é uma preocupação constante e necessita de parceria entre município e Estado?, afirmou o governador Ivo Cassol. Atualmente Porto Velho está na condição de gestor de atenção básica ampliada. A intenção é avançar no objetivo de colocar a capital na Gestão Plena do sistema municipal. ?Vamos aguardar o Plano de Saúde do município para que sejam priorizadas as ações, possibilitando um caminho para recursos via convênio. Vale lembrar que para a liberação dos recursos há a necessidade de planejamento das ações, caso contrário, poderá ocorrer o mesmo que em gestão anteriores, como a devolução de recursos ao Governo do Estado?, ressaltou o secretário da Sesau. Estando habilitado na condição de Gestão Plena, o município tem maior autonomia e, além de se responsabilizar pelas ações básicas de saúde, poderá responder, no futuro, também pela assistência de maior complexidade e pelas internações hospitalares. *Instrumento facilitador do atendimento ? Estado e município deverão trabalhar de forma integrada através da central de regulação. O núcleo funciona como um instrumento facilitador do atendimento na rede pública de saúde. ?A central de regulação é um dos itens da agenda compartilhada. Também estão previstas outras ações a curto, médio e longo prazo, visando à absorção dos serviços sob gestão estadual para a responsabilidade do município?, disse Milton Moreira. *A central trabalhará com uma equipe formada por atendentes e profissionais, que recebem o paciente e o encaminha para o setor correto, sem a necessidade de enfrentar filas ou se preocupar com o número de vagas. Se um paciente chega ao posto de saúde e precisa de uma consulta com um cardiologista, por exemplo, ele terá acesso a um serviço rápido de triagem. Se houver a necessidade de exames ou internação, o caso será comunicado pelas atendentes para a central que vai determinar os procedimentos necessários como reserva de leito, agendamento de exames e consultas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS