*Mais de mil alunos das escolas públicas já assistiram às palestras ministradas por juízes e servidores do Tribunal Regional do Trabalho nos dois primeiros dias da Semana da Cidadania, aberta segunda-feira última com encerramento previsto dia 2 de setembro de 2005.
*A iniciativa do governo de Rondônia conta com a parceira do TRT e várias outras instituições, e visa incentivar a prática da cidadania nas escolas da Capital e municípios do interior.
*As palestras abordam temas como O poder da cidadania, Missão institucional da Justiça do Trabalho, Saúde do adolescente, Ouvidorias públicas, Exercício da cidadania, Ingresso do adolescente no mercado de trabalho, Direitos do empregado doméstico, Vale transporte, Seguro desemprego, Pagamento de hora extra, e a importância da comunicação no Judiciário.
*Os alunos do colégio Major Guapindaia quiseram saber, por exemplo, como o cidadão pode ter mais acesso à justiça e qual o grau de confiança da sociedade na instituição. Os palestrantes lembraram a mensagem ao programa Justiça & Cidadania do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, que se dirigindo aos jovens afirmou que os brasileiros devem manter a confiança na democracia.
*Os alunos do colégio Osvaldo Piana, bairro Nacional em Porto Velho, e do colégio Rio Branco, que assistiram à palestra ?O ingresso do adolescente no mercado de trabalho? ministrada pela juíza Mônica Harumi Ueda e fizeram várias perguntas sobre diretos do trabalhador, tirando dúvidas inclusive quanto à jornada e outros direitos da empregada doméstica.
*O psicólogo Luiz Augusto de Freitas Guimarães falou sobre ?Saúde do adolescente? a estudantes do colégio Flora Calheiro Cotrin, no bairro Esperança da Comunidade.
*As palestras desta quarta-feira (31) serão ministradas pelo diretor-geral Lélio Lopes Ferreira Jr. e o secretário do Pleno, Herbert Rodrigues Lopes, no colégio Rio Branco, e quinta-feira o secretário de Tecnologia e Informática, Clávio Tenório realiza palestra no colégio 4 de Janeiro.
*Sexta-feira, os estudantes do colégio 21 de abril assistem à peça teatral sobre qualidade de vida ? programa 5Ss, com participação dos facilitadores Francilena Salvatierra, Cleide Gonçalves e Romário Thaddeu. Em seguida, Francisco Félix vai falar aos estudantes do colégio Duque de Caxias Duque de Caxias sobre Direitos e Garantias Fundamentais; Teresinha Azevedo de Oliveira vai debater o papel das ouvidorias públicas e o exercício da cidadania com os alunos da escola Nações Unidas; e a analista judiciária Rosana Mieko Takebayashi encerra a programação no colégio 4 de Janeiro, com o tema ?O que você precisa saber para exigir seus direitos trabalhistas?.