*Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Velho e do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Porto Velho estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, para pedir soluções sobre os conflitos pelos quais vêm sofrendo os pequenos produtores e suas famílias, uma vez que a integridade física de sua comunidade está comprometida, pois sofrem atentados por parte do Movimento Camponês Corumbiaria - MCC e de membros do Movimento Sem-Terra - MST.
*Segundo os pequenos produtores rurais assentados no Projeto Assentamento Pau D'arco nas linhas 6, 10 e 11, localizadas na BR 425, em Porto Velho, os integrantes do MCC estão ocupando e ameaçando expulsá-los de seus lotes usando meios de violência armada.
*Os pequenos produtores pedem o envio das forças policias para a localidade, para evitar um possível conflito armado e agradecem as ações da Sesdec, uma vez que a secretaria já havia se adiantado e tomado providências com relação a proteção da comunidade e ao levantamento da área.
*Os produtores ainda ressaltam que foi procurada a ajuda da Polícia Federal e que até agora nada foi feito por parte da instituição. Ainda dizem também que o Instituto de Colonização e Reforma Agrária - Incra, foi avisado sobre a situação.
*O MCC não está respeitando os prazos para a resposta do levantamento do Incra e assim invadem os lotes dos colonos, demarcam a área por conta própria e se apossam dos pertences e criações, de acordo com os produtores.
*Ainda, conforme os produtores, os integrantes do MCC estão armados com armas de grosso calibre, ameaçando e aterrorizando os moradores.
*O Secretário de Segurança, major Evilásio Sena, garantiu dar amplo apoio a essas comunidades, por meio dos servidores da segurança e prometeu que a Sesdec não vai descansar enquanto a situação não for solucionada, pois manter a segurança e proteger os cidadãos é dever do estado.