*O Programa Primeiro Passo, desenvolvido pelo Senai em parceria com a Petrobras, forma as primeiras turmas de cursos profissionalizantes em Porto Velho. O programa atenderá 1800 jovens. Além da capital, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena também receberão o programa. Serão 450 vagas para cada município.
*De acordo com o coordenador do programa no Estado, Olavo Amaral(foto), são 18 cursos nas áreas Informática, Mecânica, Construção Civil, Confecções e Alimentação. A seleção dos alunos é feita por distinção social, privilegiando, segundo Amaral, os mais carentes.
*Para o coordenador, o programa é uma forma de oportunizar aos jovens um caminho diferente ao apresentado pela criminalidade na periferia. ?A maioria dos presos tem entre 18 e 26 anos. São nossos jovens que lotam as cadeias?, lamentou Amaral.
*O Primeiro Passo é uma forma de a sociedade dar a esses jovens uma profissão, uma missão dentro de um contexto social que exige cada vez mais do profissional. ?Por isso nossos cursos não são tecnicistas?, explicou Amaral, referindo à metodologia do cursos que inserem os alunos dentro de conceitos de cidadania, inclusão social e o cenário geral da profissão que estão aprendendo. ?Aqui eles aprendem o que é, o por que e o como de cada curso?, garantiu o coordenador.
*Os cursos iniciaram no dia 22 de junho e depois de 150 horas/aula, as primeiras turmas já receberam o certificado. Na noite desta segunda-feira, 29, a partir das 19h mais alunos do Primeiro Passo receberam a chancela para iniciar os seus passos no mercado de trabalho.
*----
* Saiba mais...
*
Senai comemora 45 anos em Rondônia
*Superintendente fala dos 45 anos do Senai em RO - veja o vídeo