*Em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica, a prefeitura de Porto Velho iniciará ainda em agosto a construção das cinqüenta casas populares que irão beneficiar as famílias que foram retiradas das áreas de risco no período das chuvas, após serem atendidas pela Defesa Civil do município e Corpo de Bombeiros. As novas moradias deverão ser entregues até o final deste ano, segundo as previsões da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), responsável pelo projeto.
*Com dois quartos, sala, cozinha, banheiro social e até uma varanda, as casas medindo 43,43 metros quadrados serão construídas em regime de mutirão em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) pelos futuros moradores e um grupo de voluntários, como parte do Projeto Social de Capacitação Profissional e Gerencial na área de construção civil, atendendo determinações do prefeito Roberto Sobrinho.
*A idéia principal é que, ao término da obra, os operários estejam qualificados para ingressar no mercado de trabalho com uma nova profissão, o que também vai facilitar o sustento dessas famílias, explicou a secretária Fernanda Kopanakis (Semur).
*Roberto Sobrinho destacou a importância desse projeto de grande alcance social, ressaltando que ?tão-somente está devolvendo a dignidade e a verdadeira condição de cidadãos a esses moradores, pois além de retirá-los das áreas de risco, onde muitos tiveram suas casas destruídas pelas chuvas, eles ainda terão a oportunidade de melhorar sua condição financeira com a nova profissão?.
*O novo conjunto habitacional será construído na rua Raimundo Cantuária, bairro Tiradentes, zona Leste de Porto Velho. Pelo convênio firmado, a Caixa Econômica Federal arcará com R$ 300 mil e a prefeitura com outros R$ 125 mil, além do terreno, água tratada, energia elétrica e toda infra-estrutura necessária para que as pessoas possam morar com dignidade. A engenheira civil Márcia Luna e a arquiteta Tereza Vilela, que trabalham na Semur são as responsáveis pelo projeto.