*O gerente do Centro Técnico Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, José Neumar da Silveira, firmou parceria na semana passada, com a Federação dos Deficientes do Estado de Rondônia (Feder), para implantar o projeto de Introdução à Informática Livre, beneficiando 28 pessoas, com aulas de Windows, Linux, Open office, Internet e outros Aplicativos Livres. O curso começa amanhã (23), às 9 horas, no Sipam.
*O curso de Informática Livre aos portadores de deficiências, segundo Neumar da Silveira, será realizado em três turmas, com carga horária de 30 horas-aulas, ministradas toda terça e quinta-feira, no Laboratório de Informática do Sipam.
*Segundo Flávio Luiz Gonçalves dos Santos, da Divisão de Inclusão Social, o projeto visa dar acesso às pessoas que nunca tiveram oportunidades com o mundo da informática. A duração do curso completo será de dois meses e meio e os instrutores serão colaboradores do próprio Sipam.
*O gerente do Sipam disse também que o governo federal está abraçando um tendência mundial na adoção de Software Livres e determinou o uso destes Software Livres em âmbito nacional com a intenção de oferecer ao maior número de pessoas possíveis o acesso livre e gratuito ao mundo da informática.