*A Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu as prioridades para o segundo semestre deste ano, incluindo a organização do festival de fanfarras, a capacitação de professores, pequenas reformas nos estabelecimentos de ensino e a construção de novas escolas.
*O projeto prevê a construção escolas de educação infantil nos bairros São Sebastião II, Esperança da Comunidade, São João Batista e Socialista. Também será construída uma escola de ensino fundamental na Zona Leste, além da reconstrução da escola Nacional, no bairro Nacional. O bairro Jardim Eldorado terá uma nova Biblioteca Pública.
*As obras da prefeitura voltadas para a educação prevêem ainda a construção de um Centro de Formação de Professores, quadra poliesportiva em uma escola do perímetro urbano, e outra no distrito de Nova Califórnia; ampliação de salas de aula em 6 escolas de educação fundamental na Capital. Está previsto ainda ampliação nas unidades de Mutum Paraná, Cachoeira do Teotônio, Jacy-Paraná, Vista Alegre do Abunã e Calama, bem como a reforma de seis escolas, dentre as quais as dos distritos de Extrema, Fortaleza do Abunã e Abunã. Pelo menos metade das escolas municipais passarão por reparos nas instalações elétricas.
*Formação de professores
*Além de manter programas já existentes, a prefeitura ampliará a capacitação profissional, implantando a Formação Inicial para Professores, beneficiando a cem professores da zona rural, assumindo a prefeitura 75% do valor da mensalidade do curso.
*Na formação inicial de 79 professores da zona urbana, a prefeitura arcará 50% do valor da mensalidade, antes de responsabilidade total do professor. Haverá ainda a Formação Continuada de 70 professores alfabetizadores e mais 90 professores formadores.
*Jogos escolares e drogas
*A Semed iniciará a organização dos Jogos Escolares Metropolitanos, previsto para outubro, envolvendo mais de 3 mil alunos-atletas. Somem-se as campanhas de prevenção ao uso de drogas, voltadas principalmente para os alunos da 4ª a 8ª séries, por meio de parceria com a Polícia Militar.
*Da parceria com o Governo Federal, a secretária destaca o ProJovem, que rendeu para Porto Velho citação nacional por ter implantado o projeto dentro do prazo. O programa atenderá 2.400 jovens de 18 a 24 anos.