Produtores de Rondônia terão curso de flores e folhagens tropicais

Produtores de Rondônia terão curso de flores e folhagens tropicais

Produtores de Rondônia terão curso de flores e folhagens tropicais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Entre os dias 28 e30 de agosto, floricultores do Projeto Rondônia em Flores Tropicais, do Sebrae, participam de curso de produção de flores e folhagens tropicais, que acontecerá em Porto Velho. O evento será aberto também a quem não tenha a floricultura como atividade econômica mas tenha interesse em aderir em qualificar-se, além de ser uma alternativa para consolidar o negócio economicamente viável. *O Rondônia em Flores Tropicais, dentro da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), do Sebrae, é desenvolvido nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Ji-Paraná. *Durante o curso – dividido em dois módulos – que acontecerá no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), os participantes aprenderão, primeiro, sobre produção, irrigação, controle de pragas, doenças e ervas daninhas. Depois, assimilarão conhecimentos sobre colheita, pós-colheita e transporte de flores na área produtiva, bem como dos processos de acondicionamento. *Os participantes do curso, dividido entre teoria em sala de aula e prática no campo também terão informações sobre recepção, classificação e padronização de flores, técnicas de embalagem, armazenamento e soluções conservantes. O curso de Porto Velho será aberto a produtores e interessados do município de Candeias do Jamari. *Para realizar o curso, o Sebrae trará a Rondônia a agrônoma Helenilza de Paula, formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com pós-graduação em produção de plantas e mestrato em fitossanidade. É consultora na área de flores tropicais do Sebrae em Pernambuco. *
MERCADO
*A intenção do Projeto Rondônia em Flores Tropicais é garantir transferência de conhecimento tecnológico aos produtores com vistas à conquista de novos mercados, através da exportação. “No começo, isso será feito em nível estadual, de município para município até 2007. A partir de 2008, o mercado em vista será o atendimento aos demais Estados brasileiros, até a inclusão entre os produtores que atendem o mercado externo”, afirma a coordenadora Roberta Osório. *Os produtores de flores terão, ainda este ano, outros cursos, a exemplo de administração rural, para tratar o negócio como uma empresa, tendo preço de venda, planilhas de custos etc. *O projeto já abriu boas oportunidades de negócios e contatos para os produtores. Eles participaram com sucesso de cinco eventos em 2006: a primeira delas em maio, juntamente com os projetos de artesanato e tecido da floresta; em julho, da Feira da Indústria, Comércio e Serviço de Rondônia, da Feira Multissetorial de Ariquemes e, também, da Mostra Multissetorial de Ji-Paraná. Em agosto, estiveram na 5ª Mostra Multissetorial de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. Isso tudo tem gerado encomendas e cada vez maior utilização de flores aqui produzidas. *
Inscrições
*As inscrições, no valor de R$ 20,00, podem ser feitas, em Porto Velho, no Sebrae, através do telefone (69) 3217-3831, com Roberta ou Mário Veronese até o dia 24 de agosto. Os produtores de Ji-Paraná também terão o mesmo curso entre 31 de agosto e dois de setembro e podem inscrever-se até o dia 28 deste mês. Quatorze entidades públicas e privadas são parceiras do Projeto Rondônia em Flores Tropicais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS