Projeto Inseminar promove melhoria do rebanho leiteiro

Projeto Inseminar promove melhoria do rebanho leiteiro

Projeto Inseminar promove melhoria do rebanho leiteiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O governo do estado lançou o Projeto Inseminar, que tem como objetivo a melhora do padrão genético do rebanho e o aumento da produção leiteira e a iniciativa já mostra excelentes resultados. *?O sêmen distribuído ao produtor rural é um sêmen de altíssima qualidade, adquirido de uma empresa francesa com mais de 50 anos de experiência na área. Para que o produto seja utilizado de forma adequada e eficiente o governo estadual viabilizou também a assistência técnica, através da Emater, contribuindo para que o produtor faça o manejo adequado de suas pastagens ao mesmo tempo em que melhora geneticamente o seu rebanho?, disse Sorrival Lima, secretário executiva da Emater. *Somente no pólo em Rolim de Moura, por exemplo, o Inseminar abrange 15 municípios, atendendo hoje a 464 produtores, tendo inseminado aproximadamente 3.200 vacas e com quase 400 animais nascidos. *A iniciativa do projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), Emater, Câmara Setorial do Leite e Programa Pró-Leite. *O projeto Inseminar implantou a prática da inseminação em propriedades que desenvolvam atividades de pecuária leiteira e ações de reforma e renovação de pastagem. O Inseminar está instalado em 8 pólos no Estado: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste e Colorado do Oeste. *O Estado é o 8º lugar maior produtor nacional de leite e tem um rebanho de 2,5 milhões de cabeças ?atendendo a uma determinação do governador Ivo Cassol, através do projeto de inseminação artificial será possível melhorar a seleção do rebanho, permitir um maior aproveitamento do potencial genético de qualidade e principalmente repassar tecnologia para produtores de menor renda?, afirmou o secretário da Seapes Luiz Cláudio. *A inseminação artificial é uma atividade praticada por todos, hoje, mas normalmente são os grandes produtores que investem nesse setor. Entretanto, segundo o secretário executivo da Emater, em nenhum outro lugar se pratica a inseminação artificial como em Rondônia, onde a Seapes dá todas as condições para que o pequeno produtor pratique a atividade no seu rebanho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS