Comissão ouve nessa quarta-feira grandes responsáveis por saques das contas de Marcos Valério
*Dois dos principais responsáveis por saques de dinheiro em espécie das contas das agências do empresário Marcos Valério - Simone Reis Lobo Vasconcelos e David Rodrigues Alves - serão ouvidos nesta quarta-feira (3) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, em reunião que começará às 10h (horário de Brasília).
*Na terça (2), a comissão fará reunião administrativa para exame de requerimentos. A expectativa é de que seja aprovada nesta reunião a convocação do deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP), para esclarecer denúncias de sua suposta participação nos empréstimos ao PT avalizados pelas empresas de Marcos Valério.
*O depoimento de Simone Vasconcelos é o mais esperado desta semana. Segundo denúncias da ex-secretária Fernanda Karina Sommaggio e de acordo com documentos da CPI, Simone Vasconcelos era responsável por saques de grande valor na agência do Banco Rural do Brasília Shopping. Simone é diretora administrativa e financeira da SMP&B e, de acordo com levantamento da Polícia Federal, teria sacado mais de R$ 6 milhões em espécie no Banco Rural.
*Em depoimento à Polícia Federal, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, Simone confessou ter feito saques milionários na boca do caixa do Banco Rural em Brasília. Ela teria relatado detalhes de suas freqüentes visitas à agência e atribuído toda a responsabilidade pelas operações ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão. Simone omitiu para a polícia, no entanto, os nomes dos destinatários finais desse dinheiro sacado por ela.
*A CPI já recebeu quase 600 requerimentos. Entre os que aguardam exame dos parlamentares e podem vir a ser votados nesta terça está o que prevê, além da convocação de José Dirceu, a do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), cujo vice-governador, Clésio Andrade, foi sócio da empresa SMP&B, sociedade repassada a Marcos Valério.
*Também foram pedidas a convocação do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, e a da presidente do Banco Rural, Kátia Rabello. Também há pedido de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico das empresas do publicitário Duda Mendonça, entre centenas de outras requisições apresentadas por deputados e senadores.