Projeto permite saque do FGTS para casamento

Projeto permite saque do FGTS para casamento

Projeto permite saque do FGTS para casamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Câmara analisa o Projeto de Lei 5647/05, do deputado Marcus Vicente (PTB-ES), que inclui o casamento na lista de situações nas quais é permitido ao trabalhador movimentar sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A lista já inclui outras 16 hipóteses de saque. *Marcus Vicente lembra que o FGTS é um patrimônio que pertence ao trabalhador, tendo sido instituído como uma poupança compulsória para atender a finalidades sociais. "Embora ao longo dos anos as hipóteses de saque tenham sido ampliadas, houve uma retração quanto à possibilidade de movimentação da conta fundiária por motivo de casamento", afirma o deputado. *O que diz a lei *A Lei 5107/66, revogada em 1989, permitia o saque do FGTS em caso de casamento pela trabalhadora, mas não previa o mesmo direito para o participante do sexo masculino. A legislação que atualmente regulamenta o fundo (Lei 8036/90) não inclui o matrimônio entre as hipóteses de saque, que são as seguintes: *- despedida sem justa causa; *- rescisão do contrato por extinção total da empresa, supressão de parte de suas atividades ou falecimento do empregador individual; *- aposentadoria concedida pela Previdência Social; *- morte do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes; *- pagamento de prestações habitacionais; *- liquidação ou amortização extraordinária do saldo devedor de financiamento imobiliário; *- pagamento total ou parcial na aquisição de casa própria; *- permanência do trabalhador por mais de três anos fora do regime do FGTS; *- extinção do contrato a termo; *- suspensão total de trabalho avulso por período igual ou superior a 90 dias; *- aplicação em cotas de fundos mútuos de privatização; *- quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes contrair neoplasia maligna (câncer); *- quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV; *- quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal em razão de doença grave; *- quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 70 anos; e *- por necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS