*O prefeito Roberto Sobrinho implantou ontem no bairro Nacional, as primeiras equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de sua administração. Formada com duas equipes de atendimento, uma pela manhã e outro à tarde, a Unidade de Saúde Ronaldo Aragão pode atender cerca de três mil famílias, na extensão de 20 quilômetros da principal via de acesso ao bairro, prestando orientação sobre higiene, verificação de pressão dos idosos e agendamento de consultas.
*Para garantir um trabalho eficiente, o secretário municipal de Saúde, Silas Rosas, anunciou a formação de mais uma equipe para breve na unidade. As equipes integram médicos, dentistas (e auxiliares), enfermeiros, técnicos de enfermagem e seis agentes de saúde.
*?Queremos atuar antes da doença?, ressalta Silas Rosa, pondo na prática mais um plano de governo do prefeito Roberto Sobrinho. Segundo o secretário, a implantação das equipes de saúde no bairro Nacional é o inicio de um grande desafio da atual administração ?Vamos dobrar o numero de equipes, hoje em 17, para 35 até o final do ano?, anuncia.
*Segundo a enfermeira Givalnilde Alves Nogueira, chefe de divisão de saúde da comunidade, a unidade Ronaldo Aragão já vem divulgando o programa entre as famílias do bairro desde o inicio de julho, através dos agentes de saúde, visitando as famílias de casa em casa.
*A expansão do atendimento à saúde é um objetivo perseguido com muita determinação pela minha administração. É uma decisão política expandir a rede básica, buscando a gestão plena de saúde até o final do ano. Vamos dar um passo importante nesta área?, assegura Roberto Sobrinho.
*A presidente do bairro Nacional, Irene Furtado, agradeceu ao prefeito a implantação do programa e se colocou à disposição das equipes do PSF para ajudar a realizar o cadastramento de famílias que receberão atendimentos básicos de saúde.