Conselho Penitenciário faz mutirão em presídios da capital

Conselho Penitenciário faz mutirão em presídios da capital

Conselho Penitenciário faz mutirão em presídios da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Penitenciário do Estado de Rondônia (COPEN) realizou hoje (26) um grande mutirão para levantamento de queixas dos apenados da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo quanto às situações processuais. *Segundo o Presidente do COPEN, Gabriel Tomasete, “foram atendidos 155 presos na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, os quais reclamaram de ‘benefícios vencidos’, consideração de folhas de remição e transferências para Comarcas onde suas famílias residem”. *Gabriel informou também que desde o mês passado o agente penitenciário e bacharel em Direito, Francisco Santana, vem desenvolvendo este levantamento na Penitenciária Ênio Pinheiro. *Amanhã (27) a defensora pública, Rosária Novais, que também é membro do Conselho Penitenciário Estadual, estará coordenando os trabalhos de atendimento aos apenados na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, o Urso Branco. Dois agentes penitenciários bacharéis em Direito e uma advogada voluntária estarão compondo a equipe. *Sendo constatada alguma pendência processual do apenado, o COPEN peticiona ao Juiz competente requerendo progressões de regime, transferências e outras situações quando de direito do preso. *“Tomamos a iniciativa de realizar estes trabalhos porque a falta de conhecimento da atual situação processual e queixas de ‘benefícios vencidos’ são cobranças freqüentes em motins e rebeliões”, acrescenta o Presidente do COPEN-RO, Gabriel Tomasete. *Reunião da Corte *Além do mutirão na Casa de Detenção, estará acontecendo durante todo o dia de amanhã (27) a reunião da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), presidida pelo Diretor do Departamento Penitenciário Nacional- Depen, Maurício Kuehne. *Em cumprimento às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), a CDDPH vem monitorar a gestão penitenciária da referida Unidade Prisional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS