*O Banco de Sementes vem dando resultados positivos para o setor florestal no Estado de Rondônia. Localizado no Município de Ariquemes, onde suas instalações prediais (escritório, laboratório e viveiros) foram construídas dentro de uma área de Horto ? Florestal, contendo aproximadamente 50 espécies de árvores brasileira e/ou nativas da Amazônia, o Banco de Sementes tem como objetivo básico, auxiliar nas Políticas de Proteção e Recuperação Ambientais, reflorestamento e nas Políticas de geração de riquezas através do setor madeireiro, bem como na implementação de trabalho educativo.
*Para o Secretário de Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore, o Banco de Sementes chegou numa hora providencial, pois, a SEDAM vem desenvolvendo projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares em todo o Estado e o Banco de Sementes possibilita uma maior agilidade nesse processo de reflorestamento.
*São várias espécies de mudas e sementes, entre elas o Pinho cuiabano, Teca, bandarra, ipê-Roxo, amendoim bravo, Sabão de soldado, jenipapo, Tamarino, cajazinho, graviola, cedro rosa, mogno entre outras.
De acordo com a coordenadora do Banco, Luzinete Martins, todas as sementes são submetidas a testes na entrada e a cada 30 (trinta) dias em todo o estoque, para verificar a sua qualidade, além de seu grau de germinação.
*O Banco de Sementes, coleta, classifica, armazena e distribui sementes de espécies florestais nativas e frutíferas. A coleta é realizada nas reservas extrativistas do Estado, nos Parques Nacionais e Estaduais, nas reservas legais particulares e nas áreas de preservação permanente.
*A coordenadora falou ainda que a seleção e classificação das sementes são feitas nas dependências do Banco, visando proporcionar qualidade às sementes distribuídas, que são armazenadas em câmaras climatizadas, com temperatura e umidades controladas, de acordo com as características de cada espécie.