*Moradores do bairro Nacional, em Porto Velho, aguardam com expectativa que as máquinas do Departamento de Viação e Obras Públicas (Devop) iniciem as obras de asfaltamento dos 1.800 metros restante da estrada do Belmont, por onde passa cerca de 30% das riquezas de Rondônia. Os serviços fazem parte do maior pacote de obras já lançado em Rondônia.
*?Sofremos muito com a poeira no período de verão e com a lama na época das chuvas. A iniciativa do governo do estado, em asfaltar mais esse trecho, vai ser muito importante pra gente que mora e trabalha aqui?, disse a comerciante Francinilda Guimarães, de 32 anos. Ela disse ainda que ?o meu sobrinho, de oito anos, sofre de asma e tem problemas nessa época de poeira. *Quase todos os dias precisa fazer nebulização e temos que ter cuidado para não deixar ele muito exposto, senão ele tem graves crises?.
*Quem também destacou o trabalho do governo foi o comerciante Antônio Gomes de Souza, 64 anos, ?é difícil para nós morar e trabalhar aqui?, afirma ele, mostrando os seus produtos expostos à venda, cobertos de poeira. ?Tenho que limpar diariamente, mas mesmo assim fica difícil se livrar dessa poeira e isso afasta os clientes?, observou.
*O comerciante acrescentou ainda que ?ao meio dia eu sirvo refeições para os motoristas e trabalhadores dessa região. Quando passa uma carreta, enche tudo de poeira. Não dá pra manter o negócio desse jeito?. Antônio Gomes é ex-presidente da Associação de Moradores do bairro e disse que a comunidade já preparava um abaixo-assinado para encaminhar às autoridades. ?Essa determinação do governador vai atender a uma antiga reivindicação nossa?.