*Dando seqüência ao programa de saneamento dos canais que cruzam a capital, a Prefeitura iniciou a limpeza do complexo de canais que cortam os bairros Novo Horizonte, Cidade Nova e Cidade do Lobo, na zona Sul de Porto Velho, numa extensão de 2.300 metros.
*O prefeito Roberto Sobrinho inspecionou as obras em companhia do secretário municipal de Obras Edson Francisco da Silveira. “A limpeza dos canais, além de desobstruir os córregos, incrementa o fluxo das águas e proporciona alívio aos moradores residentes nestes locais, notórios criadouros de insetos que provocam altos índices de malária e dengue”, enfatiza o prefeito.
*Só para ilustrar, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Porto Velho teve no ano passado 7.385 casos de malária e neste ano já foram confirmados 1.173 casos. “Preocupados, decidimos entrar no canal Novo Horizonte com uma escavadeira hidráulica (PC) e assim o faremos nos outros canais. Para tanto, necessitaremos do apoio e da compreensão dos moradores que possuam terrenos próximos das operações executadas pela Semob”, observou Roberto Sobrinho.
*O testemunho de dona Cristina Pereira dos Santos, residente no local há 21 anos, dá uma idéia do volume do problema acumulado por tanto tempo. Segundo ela, esta é a primeira vez na história do bairro que uma máquina da Prefeitura realiza a limpeza do canal localizado na rua Haiti.