*O secretário César Licório lançou no Rondon Pálace Hotel, em Porto Velho, o projeto 1ª Semana da Cidadania, que vai envolver todos os segmentos da sociedade, durante café da manhã oferecido à imprensa da capital e órgãos parceiros.
*Presentes à solenidade de lançamento, o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Magno que representou o governador Ivo Cassol; o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira; e o diretor da Fatec, professor Marco Antonio de Faria, que representou todos as entidades participantes.
*Na oportunidade todos os presentes vestiram simbolicamente a camisa do projeto, numa forma de incentivar a todos a incorporar essa idéia que em muito vai contribuir para o esclarecimento da comunidade estudantil.
*A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) elaborou o projeto ?Semana da Cidadania? para que além dos trabalhos que estão sendo realizados pelo governo, como formação continuada para educadores, aquisição de material, obras, reordenamento da rede escolar e cursos profissionalizantes para os estudantes, ainda possa ser realizada a interação entre a comunidade escolar e os vários segmentos da sociedade civil organizada.
*Dessa forma o projeto ?Semana da Cidadania? na primeira versão vai chegar simultaneamente a todas as escolas da rede estadual, unindo parceiros e ações eficazes para o combate aos males sociais que tomam conta do ambiente escolar e contribuem para a evasão, para o alto índice de gravidez na adolescência, o uso de drogas, depressão, falta de orientação vocacional entre outros itens que podem ser combatidos com a prática do preceito Constitucional exposto no início desta apresentação, despertando em todos os segmentos da sociedade a SOLIDARIEDADE.
*A formação cidadã no meio escolar é uma realidade prescrita na Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Uma visão moderna e ampla sobre o conceito de educação está traçado nesta legislação, que contempla a cidadania e amplia as possibilidades de políticas públicas onde o ser humano na sua diversidade é tratado como um ser em constante processo de formação. No seu art. 1° a lei relata ?A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais?, na tentativa de disciplinar a educação escolar e a prática didático-pedagógica vinculado-a ao mundo do trabalho e à prática social.