Estatuto da Criança e do Adolescente completa 15 anos

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 15 anos

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 15 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Lei ordinária 8069 de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, completa hoje, 13 de julho, 15 anos. Para muitos profissionais que atuam diretamente com menores, passado esse tempo ainda há muito o que lutar para se fazer cumprir a lei. *O juiz Ênio Salvador Vaz (foto), titular do Juizado da Infância e Adolescência da Comarca de Porto Velho desde janeiro deste ano, acredita que para o cumprimento do Estatuto deve haver um empenho maior da sociedade civil e, principalmente, do governo, através do executivo. ?Há necessidade de maior atuação e investimento do poder público na implementação de políticas na área da Infância e Juventude?, afirma. Ele acredita que nestes quinze anos de ECA o avanço foi muito tímido. Outra causa do desrespeito seria o orçamento pequeno destinado a uma área tão importante. *Segundo o juiz, um dos pontos mais desrespeitados do Estatuto é a assistência à famílias carentes. ?De uma família desestruturada é que surgem todos os problemas?, comenta. O papel do Juizado da Infância e Juventude é julgar os casos relativos a esta área, e também atuar como fiscalizador e orientador das entidades responsáveis pela implementação das políticas. *Denise Campos, assistente social há 20 anos no Poder Judiciário de Rondônia, enxerga alguns avanços desde a criação do Estatuto, mas diz que ?ainda está muito longe da realidade que gostaríamos de alcançar: ver crianças e adolescentes como sujeitos de direito, pessoas em condição de desenvolvimento que exige prioridade absoluta?. Para ela, deve haver, como prevê a lei, um rompimento com a forma opressora e um maior interesse de todas as Instituições que atuam em defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes. *Com relação ao tratamento dado aos adolescentes infratores da capital, a assistente social critica a falta de uma proposta pedagógica funcional e a omissão do executivo que não se compromete em garantir que medidas sócio-educativas sejam aplicadas. De acordo com ela, há experiências positivas. ?Podemos citar cidades como Belo Horizonte e Salvador, onde presenciamos políticas que estão dando certo, o pequeno índice de reincidência revela a eficácia?, afirma. *?Infelizmente estes ainda são casos isolados. De maneira geral o modelo ?prisional? para tratar menores infratores ainda está presente na maioria dos estados brasileiros?. Denise Campos também faz parte da coordenação do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS