*Lançado na última sexta feira(08), na sede do Sesi Escola, o programa Cozinha Brasil está com grande procura de pessoas interessadas em aprender a cozinhar de forma saudável, com baixo custo e alto valor nutritivo, surpreendendo os organizadores do programa em PortoVelho. A terceira turma já está sendo montada e pode encerrar a qualquer momento.
*O Sesi está oferecendo o curso gratuitamente à população e conta com duas modalidades de turmas:
*1 Curso para Multiplicadores (24 horas)
*Tem duração de uma semana, quatro horas por dia, com início as 8h e término as 12h. Trata-se de um treinamento diferenciado no qual, além das receitas do programa, são abordados temas como nutrição, influência do comportamento alimentar na saúde, higiene, manipulação dos alimentos, técnicas dietéticas e culinárias, bem como conceitos específicos do programa. É voltado para pessoas que exercem alguma liderança local: agentes comunitários, cantineiras de escolas, asilos, creches, médicos, s nutricionaistas, etc.
*2 - Curso de 10 horas
*São montadas três turmas semanais, com duração de duas horas e meia, cada aula. As turmas são distribuídas entre os horários: de 13h às 15h30; 15h30 às 18h; 18h30 às 21h. O curso é teórico-prático, com duração de 10 horas, nas quais são ensinadas 12 preparações do programa, acessível a todos os interessados, a partir de 18 anos.
*O programa faz parte de uma das atividades sociais do Sesi e tem como principal objetivo levar saúde à mesa da população de todas as faixas de renda.
?Aqueles itens que geralmente vão para o lixo, tipo cascas de legumes, frutas, talos de hortaliças e sementes em geral, no Cozinha Brasil vão virar alimentos saborosíssimos?, afirmou Railda de Souza Farias, nutricionista e supervisora do programa.
*Os cursos são ministrados na unidade móvel adquirida para o programa, instalada na sede do Sesi Escola, na rua Rio de Janeiro. A unidade conta com todos os equipamentos necessários e padrão para uma cozinha adequada em termos de higiene. ?Dependendo da procura, vamos levá-la ao interior do Estado?, garantiu Railda Farias.
*Os interessados em participar do curso, devem se dirigir ao Sesi Escola portando seus documentos pessoais para fazer a inscrição.