Maternidade do HB é reformada e administração ressalta que continua recebendo grávidas da unidade municipal
*A maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) está em reforma para melhor adequar o atendimento de alta complexidade, para gestantes de risco e recém nascidos. O trabalho de alta complexidade é responsabilidade do Estado e envolve requisitos como idade, condições de saúde, patologias apresentadas durante pré-natal e doenças sexualmente transmissíveis e congênitas. O serviço de atendimento a gravidez de baixa complexidade é obrigação dos municípios.
*“A reforma abrange toda a estrutura física do local e troca de mobiliário. A maternidade também será totalmente climatizada. A expectativa é que em 20 dias as obras já estejam concluídas. Durante o período a maternidade está trabalhando no HB no local onde funcionou temporariamente o pronto-socorro João Paulo II (JPII). O atendimento de alto risco, que é nossa obrigação, será feito em um setor próprio e adequado” explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
*A maternidade do HB oferece 35 leitos (berçário) para atendimento a recém-nascidos e 15 leitos de Unidades de Terapia Intensiva neonatal (UTIs). O local também realiza toda a vacinação necessária, teste do pezinho e orelha, registro de nascimento e casa de apoio a gestantes. O centro atende com equipes de plantão 24 horas formada por 03 obstetras, 01 pediatra, 01 anestesista, 03 enfermeiros e 20 auxiliares de enfermagem.
*Mesmo com maternidade municipal grávidas continuam chegando ao HB - Mesmo com a inauguração da maternidade municipal de Porto Velho os postos de saúde da prefeitura e até a própria maternidade continuam encaminhando gestantes para o HB.
*Somente na primeira semana de funcionamento da unidade da prefeitura o atendimento municipal encaminhou 54 mulheres para cuidados no hospital de Base. Do total, segundo dados do HB, apenas 20 % deveriam ser tratadas pelo Estado por apresentarem gestação de alto risco. O restante dos casos deveriam ser atendidos pela maternidade do município, pois são gestações de baixa complexidade, com pouco risco.
*Do dia 01 de julho até o dia 07 a maternidade do HB realizou 46 partos e 08 curetagens uterinas.