Curso alerta sobre carrapato que transmite a febre maculosa

Curso alerta sobre carrapato que transmite a febre maculosa

Curso alerta sobre carrapato que transmite a febre maculosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Propiciar conhecimentos sobre o carrapato Amblyomma cajenense, principal responsável pela transmissão da febre maculosa, foi um dos objetivos do curso de extensão universitária na área de Entomologia e Acarologia, realizado de 25 de junho a 1º de julho pela Faculdade São Lucas, de Porto Velho, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto de Ciências Biomédicas 5, campus de Monte Negro, município do interior de Rondônia. *Coordenado pelo biólogo Flávio Terrassini, o curso contou com 60 participantes de instituições de ensino superior da Capital e do interior do estado, além de órgãos que atuam na área de saúde. Além de dar ênfase ao carrapato que transmite a febre maculosa, o curso ainda proporcionou aos participantes conhecimentos sobre barbeiros e mosquitos transmissores de doenças tropicais. Terrassini destacou a dedicação dos participantes que se envolveram em aulas de campo e coleta de animais (mosquitos, carrapatos e barbeiros) para estudos. Segundo o biólogo, também foram ministradas aulas sobre Biologia, mostrando a distribuição geográfica e as regiões com maior incidência desses animais e as doenças por eles transmitidas. “O curso atingiu os objetivo propostos e agora esperamos que os participantes realmente passem a atuar como multiplicadores na difusão das informações transmitidas no decorrer das aulas, teóricas e práticas, para que haja maior disseminação de dados sobre esses animais e sobre as doenças que eles transmitem, principalmente para que a população esteja mais consciente”, disse Terrassini. *Baseado no sucesso do curso e na parceria entre a Faculdade São Lucas e a USP, Flávio Terrassini informou que outros cursos de extensão universitária já estão programados. Segundo ele, o próximo será realizado no período de 10 a 16 de dezembro, também no Instituto de Ciências Biomédicas 5 da USP, em Monte Negro. Desta vez será um curso na área de animais peçonhentos, visando a difusão de conhecimentos, tendo em vista que a carência de informações nessa área ainda é muito grande em Rondônia. Para Terrassini, é importante que as pessoas aprendam identificar e reconhecer doenças que são transmitidas por insetos e aracnídeos e como manter esses animais sob controle. ****Veja também: Realizadas provas da segunda fase para Juiz Substituto em RO
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS