*Nesse domingo (26) foi realizada a 4ª Parada do Orgulho Gay de Rondônia, que teve como tema esse ano “Unidos e fortes estaremos na luta pela igualdade”, que tinha como objetivo divulgar uma companha contra a homofobia, ou seja, combater a discriminação de gays, lésbicas e simpatizantes por parte de alguns setores da sociedade.
*Esse ano um dos pontos reverenciados foi a homenagem póstuma a um dos idealizadores do evento, o escritor e artista plástico Paulo Santiago, morto há dois meses com um tiro em frente a sua residência, vítima de assalto.
*A estimativa da organização da Parada do Orgulho Gay na capital era de que haveria a participação de cerca de 30 mil pessoas, inclusive com a chegada de caravanas de diversos municípios do interior do Estado.
*O ponto negativo ressaltado durante o desfile pelo presidente da Fundação Iaripuna, o artista plástico Ariel Argob, foi a falta de colaboração da Polícia Militar para garantir a segurança do evento. Todo o trajeto do desfile contou com a participação e boa vontade da comunidade portovelhense que foi prestigiar o evento e ajudou ao se manter íntegra a segurança disponibilizada pela própria organização.
*Sem a ajuda da Polícia Militar não foi possível obter o número oficial de participantes da Parada.
*Muita música – preferencialmente
disco music - dos anos 70 fez a alegria do trajeto, além do hino gay de Gloria Gaynor, “I will survive”, passando por “It’s rainning man” e clássicos do grupo gay Village People, a avenida Sete de Setembro, por onde iniciou o desfile até a chegada na praça das Caixas D’água, pela avenida Carlos Gomes, as cores do arco-íris, destacada numa imensa flâmula, dividiu o pôr-do-Sol da capital rondoniense com a esfuziante alegria da comunidade GLBT.
*-
*
Confira as fotos da 4ª Parada do Orgulho Gay em Porto Velho clicando no link abaixo:
*-
ÁLBUM FOTOS – 4ª Parada do Orgulho Gay -
*
Confira também o vídeo clicando no link abaixo:
*
- 4ª Parada do Orgulho Gay em Porto Velho - Vídeo -