*O Guia Turístico de Bolso de Porto Velho foi elaborado por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes), sob a coordenação da turismóloga Ana Claudia Araújo da Silva.
*O guia, em formato de bolso, tem 24 páginas com informações variadas sobre Porto Velho, desde a história de criação do município, incluindo dados atuais sobre a população e localização. O guia mostra também os principais pontos turísticos da capital, dos mais antigos, como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, as Caixas d’Água, a Catedral e o Palácio Tancredo Neves, até os mais modernos como a Casa de Cultura Ivan Marrocos.
*A ecologia da região também está muito bem apresentada, com fotos e a história do Lago do Cuniã, Rio Madeira, Cachoeira de Santo Antônio, Parque Circuito e Parque Natural de Porto Velho.
*Os povos Indígenas, que originaram a arte e o artesanato regionais, também aparecem no guia, como parte do nosso folclore.
*Entre os eventos culturais - lazer e entretenimento - estão relacionados os principais acontecimentos da cidade, incluindo locais onde se pode apreciar uma boa música, nas casas especializadas. Os serviços oferecidos pelo comércio envolvido com a divulgação da cultura municipal, também foi uma preocupação dos elaboradores do guia. ”Tomamos o cuidado de mostrar endereços de bares, restaurantes, hotéis e outros serviços que realmente têm o compromisso com a nossa cultura e estão diretamente envolvidos com a divulgação da nossa história” disse Ana Claudia Araújo da Silva.
*O Guia Turístico de Bolso de Porto Velho foi lançado no começo do mês em São Paulo, no Salão de Turismo, num evento do Ministério da Cultura, realizado todos os anos com o objetivo de divulgar o turismo nacional.
*Em Porto Velho, a prefeitura lança o guia na próxima sexta-feira, 23. A solenidade de lançamento acontece na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a partir das 19 horas.
*A primeira tiragem do guia, 30 mil exemplares, será direcionada para os empresários dos ramos gastronômico, hoteleiro, operadores de turismo e de automóveis, além de jornalistas e demais setores envolvidos com o turismo da região.