*O programa Luz para Todos (LPT) já atingiu 3,3 milhões de pessoas no campo em todo o país. O deputado federal Eduardo Valverde (PT) comenta o sucesso do programa e destaca as ações do Luz para Todos no Estado. “Já foram repassados R$ 76 milhões para obras dos contratos do programa em Rondônia, beneficiando 22 mil pessoas”, afirma Valverde, que vem cobrando sistematicamente mais recursos para o LPT no Estado.
*Os beneficiários dessas obras são pequenos agricultores de café e produtores de leite. Com a chegada da energia elétrica, está sendo possível promover o crescimento da produção e a implantação de novas atividades econômicas nas comunidades. “Dessa forma, o LPT vem cumprindo o objetivo de proporcionar o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda no meio rural. Além disso, as pessoas passam a ter mais conforto em casa”, diz o deputado.
*Dos recursos liberados pela União para as obras em andamento em Rondônia, R$ 6,6 milhões foram a fundo perdido. A utilização de recursos públicos subvencionados pelo Governo Federal visa a diminuir o valor de possíveis aumentos para os consumidores. As instalações elétricas nas moradias são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas.
*Criado em 2004, o programa tem como meta atender 10 milhões de pessoas no meio rural até 2008. A ligação elétrica nas casas é gratuita e os beneficiados recebem três pontos de luz e duas tomadas.