*A Secretaria de Estado da saúde (Sesau) através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está mobilizada, para comemorar nessa terça-feria (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para estimular as doações, a fundação irá disponibilizar das 8:00 hs ao meio dia, em frente à agência dos Correios da avenida 07 de setembro em Porto Velho, um ônibus equipado para efetuar a coleta de sangue de doadores.
*O material utilizado é descartável e não apresenta risco de contrair doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. A data comemorativa foi fixada por organismos internacionais, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO.
*?O dia é uma oportunidade de agradecimento aos doadores voluntários, que são à base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. Nos hospitais há sempre inúmeros pacientes que precisam da transfusão para ter um novo dia, Ser doador de sangue é um privilégio, pois o doador tem que estar em perfeitas condições de saúde? declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
*Segundo a diretora da Fhemeron Isabel Velasco, a necessidade principal é por sangue tipo O negativo. ?Esperamos conscientizar o maior numero de pessoas, pois a demanda por sangue tem aumentado nos últimos anos. A campanha de doação se estenderá nos próximos dias a mais pontos da cidade?.
*Investimentos no setor ? Na ultima sexta-feira (10) a administração estadual inaugurou em Guajará-mirim a Unidade de Coleta e Transfusão. O centro, coleta, armazena e distribui sangue e hemoderivados. A unidade tem um investimento na construção de aproximadamente 340 mil reais, a obra tem 300 metros quadrados.
*Os equipamentos, específicos para o hemocentro, custaram 88 mil reais. Os recursos são provenientes de convênio com o Ministério da Saúde (MS).
No inicio do ultimo mês de maio a Sesau inaugurou a Agência Transfusional de Machadinho do Oeste, que atende a população da região com a liberação de Sangue e hemocomponentes. A agência é abastecida pela unidade coletora de Ariquemes. O Estado possui 19 agências transfusionais.