*Os Promotores de Justiça Airton Pedro Marin Filho e Cláudio Ribeiro de Mendonça são os dois novos Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia.
*Eles foram promovidos pelos critérios de antigüidade e merecimento pelo Conselho Superior da Instituição e vão assumir em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, no próximo dia 1º de julho, às 18 horas, no auditório ?Procurador de Justiça Sílvio Aparecido Garcia de Oliveira? do próprio MP.
*Promotores de terceira entrância, ambos atuam em Porto Velho. Airton Pedro Marin Filho é o titular da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, dos Idosos, dos Deficientes Físicos e Curadoria de Fundações, bem como coordenador da Casa da Cidadania ? órgão que presta atendimento à comunidade carente, defendendo os interesses individuais indisponíveis do cidadão. *Cláudio Ribeiro de Mendonça é o titular da Promotoria de Justiça do Consumidor e da Saúde. A partir da posse, ambos passarão a integrar efetivamente o Colégio de Procuradores de Justiça que passará a ser composto por 15 membros.
*O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, esclareceu que a promoção dos dois Promotores deu-se dentro do que determina a Lei Orgânica da Instituição, já que duas vagas encontravam-se em aberto no Colégio de Procuradores de Justiça, e que a posse foi marcada para logo em função da necessidade do preenchimento das vagas existentes.
*Quem são os novos Procurados da Justiça
*Airton Pedro Marin Filho é paulista de Araras e bacharelou-se em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha, em Marília (SP), no ano de 1984. Ingressou na carreira do Ministério Público de Rondônia no ano de 1988 como Promotor de Justiça Substituto de 2ª Entrância e assumiu a titularidade da Promotoria da Comarca de Pimenta Bueno, onde permaneceu até o ano de 1992. Pelo critério de merecimento, foi promovido à 3ª Entrância e, a partir de 92, passou a desempenhar suas funções em Porto Velho. Hoje, é o titular da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, dos Idosos, dos Deficientes Físicos e Curadoria de Fundações. É o coordenador da Casa da Cidadania ? órgão institucional que presta atendimento à comunidade carente, defendendo os interesses individuais indisponíveis do cidadão. Por designação, já atuou como diretor do Centro de Controle Institucional; chefe de gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça; chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça; presidente da Comissão Especial de Licitação do MP; membro da Comissão do X, XI e XII Concursos de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Rondônia; membro do Comitê Estadual de Combate à Tortura e membro da Comissão de Reforma da Lei Orgânica do Ministério Público de Rondônia.
*Cláudio Ribeiro de Mendonça é paulista de Cardoso. Bacharelou-se em Direito pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto no ano de 1984. Ingressou no Ministério Público de Rondônia em 1986, integrante do terceiro concurso público para a carreira. Assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça da Comarca de Rolim de Moura (2ª Entrância), cumulando, até 1988, as Promotorias das Comarcas de Santa Luzia e Alta Floresta. Em seguida, passou a atuar em Ji-Paraná, onde ficou até o ano de 1992, quando foi promovido por merecimento para a 3ª Entrância e passou a desempenhar suas funções em Porto Velho, com passagem pela 3ª Promotoria Criminal, Cidadania, Meio Ambiente e direção do CAEJ (administração da Procuradora-Geral de Justiça Zelite Carneiro). Hoje é o titular único da Promotoria do Consumidor e da Saúde.