*Debates sistemáticos sobre as novas concepções e abordagens do desenvolvimento rural, sobretudo territorial, em Rondônia serão o foco principal de um evento coordenado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS-RO), nos dias 2 e 3 de junho, de 8 às 18 horas, no hotel fazenda Três Capelas, em Candeias do Jamari, onde será realizada a primeira oficina "Diagnóstico Preliminar dos CEDRS e das Novas Tendências do Desenvolvimento Rural Sustentável e suas Implicações para a Gestão Social das Políticas de Desenvolvimento".
*Segundo o presidente do Conselho e atual secretário estadual da Agricultura (SEAPES), Luiz Cláudio Pereira Alves, a meta da capacitação é construir um conjunto de parâmetros capaz de orientar o planejamento das ações do CEDRS, a partir de um balanço preliminar sobre as experiências dos colegiados no Estado. "Esta capacitação atende as exigências do Programa de Fortalecimento da Rede dos Colegiados Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável, originado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Iremos discutir as políticas públicas voltadas à agricultura familiar", explica Luiz Cláudio.
*Os CEDRS foram criados em 1996 e área de atuação ficavam restritas ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Atualmente, a atuação dos conselhos está mais abrangente, onde gerencia ações dos governos federal e estadual voltadas à capacitação de técnicos para atender a demanda específica do setor produtivo.
*Pela programação do evento, na manhã do dia 2, haverá a apresentação dos participantes; exposição do Programa e dos objetivos da oficina; trabalhos em grupos, onde serão questionados como os CEDRS se vêem. Na período da tarde, uma exposição sobre como os conselheiros são vistos, através de trabalhos e síntese do assunto.
*No dia 3, pela manhã, os participantes irão debater as tendências do desenvolvimento rural e os desafios dos CEDRS para a gestão social. À tarde, os conselheiros vão tentar um acordo sobre a continuidade entre as oficinas, estratégias para socialização do debate nos CEDRS, além da reação dos participantes ao conteúdo da primeira oficina de capacitação.
*Esta oficina será realizada pelos governos federal e estadual, através do CONDRAF, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), MDA e CEDRS-RO, com apoio da SEAPES, EMATER-RO e CEPLAC-RO.