*Crianças, estudantes, operários, donas-de-casa, profissionais liberais, todos se mobilizaram no Dia do Desafio para repetir o desempenho no evento do ano passado, quando Porto Velho venceu a competição disputando com a cidade peruana de Santiago Del Sur.
*Desde o começo da manhã, a primeira-dama Lucilene Peixoto percorreu vários pontos onde havia atividades do evento que este ano trouxe como tema o “Intercâmbio Cultural”. Desta vez Porto Velho competiu com a cidade cubana de Camaguey. “O importante é que o maior número de pessoas entendam o espírito do evento que é, antes de tudo, o de despertar o interesse por atividades desportivas, culturais e, o que é mais importante ainda, o sentimento de solidariedade humana”, ressaltou.
*A expectativa de um bom resultado da capital é grande, se for levado em conta a adesão em massa de empresas e instituições públicas ao evento. O Sesc abriu as portas logo cedo para os colégios participarem de atividades de lazer. Os idosos também participaram do Dia do Desafio, com aulas de hidroginástica. A solidariedade também tomou conta dos moradores do bairro Feliz Cidade, onde a comunidade se reuniu para a construção da sede da Associação.
*O abraço à Maternidade Municipal, organizado pela Coordenadoria de Mulheres, foi marcado pela emoção. “Esta é uma forma de participarmos do Dia do Desafio, mostrando o quanto esta obra é importante para as mulheres”, afirmou a coordenadora, Mara Regina. A Coordenadoria organizou ainda a plantação de mudas de ipê.
*A Secretaria Municipal de Obras (Semob) aproveitou a data para fazer uma confraternização entre os 182 funcionários. Houve também atividades física com a participação de mecânicos, borracheiros, operadores de máquinas, cozinheiras, zeladores, pessoal de apoio administrativo, engenheiros e arquitetos.
*O prefeito Roberto Sobrinho também esteve pessoalmente envolvido nas atividades do Dia do Desafio. Trata-se de um evento mundial realizado desde 1995 com o aval da Unesco, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado pelas prefeituras em parceria com a Rede Globo de Televisão. Em Porto Velho o evento é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, e tem como parceira a Brasil Telecom. Neste ano, a capital vai competir com o município cubano de Camaguey e tenta repetir a performance do ano passado quando venceu a competição concorrendo com a cidade peruana de Santiago Del Sur.
*
Gabinete do prefeito
*Dezenas de servidores municipais lotados no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho aceitaram o desafio e participaram do “Dia Mundial do Desafio”.
Os professores de Educação Física do Sesc, Walacy de Lima, Paola Cavalcanti, Keila Alves e Ana Claudia Souza fizeram uma aula de ginástica laboral e preventiva com os funcionários do executivo. Durante 15 minutos, que era a proposta do Dia do Desafio, os servidores fizeram exercícios físicos voltados para a necessidade de quem fica muito tempo parado por força do trabalho. Quem fica no computador, ou sentado o dia todo teve oportunidade de movimentar o corpo com atividades direcionadas.
*Manicures no desafio
*Cerca de trinta profissionais entre manicures e cabeleireiros participaram do Dia do Desafio, desenvolvendo uma manhã de atividades no pátio da Prefeitura Municipal.
As cabeleireiras que fazem parte do Curso de Cabeleireiros da Semdes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico presentearam o público com cortes de cabelos de graça. As manicures que fazem parte da Federação Rondoniense de Mulheres apresentaram toda a habilidade profissional fazendo unhas gratuitamente para o público.
*O evento encerraria às 21 horas, e até às 17 horas a Central 3221-7777 registrava mais de 100 mil participações no Dia do Desafio.