Comitê de Exportação realiza 1ª reunião para implementar orientações do 104º Encomex
*O Comitê de Exportação de Rondônia(CCEX-RO), tem como missão principal, a promoção de incentivos através do governo do estado, às ações realizadas pelo setor produtivo estadual, com vistas às exportações de produtos manufaturados, possibilitando assim a entrada de novos produtos no competitivo mercado internacional. O CCEX-RO foi criado através do decreto 12.152 de 3 de maio de 2006, pelo governador Ivo Cassol, durante a solenidade de abertura do 104º Encomex.
*O Comitê de Exportação-RO se organiza a partir das instituições e órgãos públicos estaduais como a Coordenadoria Consultiva de Indústria e Comércio,(Consic/Seapes), Coordenadoria Consultiva de Incentivo Tributário(Consit/Sefin), Secretaria de Planejamento Estadual(Seaplan) e Coordenadoria de Receita Estadual (CRE), além da participação de entidades da iniciativa privada, como Fiero/Cin, Fecomércio, Sebrae, Facer, Infraero, Correios, Infraero, Banco do Brasil, Cef, Basa entre outros. O referido grupo de trabalho formado pelo coletivo de entidades, já foi homologado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).
*De acordo com Aníbal Martins, Coordenador de Indústria e Comércio da Seapes, o CCEX-RO, realiza sua primeira reunião após o Encomex, para traçar um plano de metas no contexto das discussões do programa de exportação. “A pauta de exportação de produtos, as prioridades e um balanço das caravanas de exportações, recentemente realizadas no estado como parte dos preparativos do recente 104º Encomex são alguns pontos a serem avaliados”, lembra Martins.
*Para Manoel Serra, coordenador Consultivo de Indústria e Comercio da Seapes, outro assunto que deverá será apreciado à reunião é a questão do esforço do governo Ivo Cassol, na tarefa de incentivo e criação de uma estrutura que possibilite a implementação de uma "Cultura de Exportação", junto ao segmento produtivo do estado. A reunião está marcada para as 9 horas na sede da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE) na esplanada das secretarias.