Amazonas - Polícia de Manaus investiga carteiras de jornalistas falsificada

Amazonas - Polícia de Manaus investiga carteiras de jornalistas falsificada

Amazonas - Polícia de Manaus investiga carteiras de jornalistas falsificada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A maioria das carteiras profissionais da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) emitidas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas ano passado era falsa, segundo denúncia feita à polícia pela diretoria da entidade que assumiu este ano. A denúncia foi encaminhada à Delegacia de Roubos e Furtos e Defraudações, que desde abril investiga o caso. *Segundo o delegado Frank Queiroz de Azevedo, dez pessoas que receberam as carteiras já foram ouvidas, para efeito de amostragem. Para obter a carteira, o jornalista deve pagar R$ 35 ao sindicato. Deste valor, segundo Azevedo, 5% é enviado à Fenaj. No caso das carteiras falsas, elas foram escaneadas em papel comum. A carteira verdadeira é produzida em papel moeda especial. *O presidente atual do sindicato, César Wanderley, confirmou a denúncia, mas não quis entrar em detalhes. Ele afirmou que o estatuto do sindicato determina que, por ser uma questão interna, o assunto deve ser tratado apenas pela entidade. *Penalidade - O delegado não tem informação de quantas carteiras falsas foram emitidas ano passado. Ele disse que o maior prejudicado pela fraude é o próprio sindicato, que terá que emitir uma nova carteira aos jornalistas que haviam pagado pela carteira falsificada. De acordo com Azevedo, a informação repassada à delegacia é que apenas cinco carteiras emitidas ano passado eram verdadeiras, da Fenaj. A carteira profissional de jornalista pode ser utilizada como uma carteira de identidade. *Pelo Código Penal, a utilização de carteira de identidade falsa prevê penalidade de um a cinco anos de prisão. A mesma penalidade vale para quem pratica a falsificação. A fase atual da investigação é comparar uma carteira verdadeira com a falsa, que será analisada por peritos da Polícia Civil. *De acordo com o delegado, o ex-presidente do sindicato, Deocleciano Bentes, já foi chamado para prestar depoimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS