Médicos e enfermeiros são capacitados para tratamento da febre maculosa

Médicos e enfermeiros são capacitados para tratamento da febre maculosa

Médicos e enfermeiros são capacitados para tratamento da febre maculosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapato, principalmente da espécie estrela. Os parasitas são contaminados através do sangue animais silvestres, como cães e eqüinos. Os sintomas aparecem de 2 a 14 dias após o contato com o carrapato e se apresentam com febres altas, dores de cabeça, calafrios e podem aparecer manchas ou pontinhos vermelhos na palma da mão ou sola do pé. Dores no corpo, principalmente nas costas e barriga da perna também são sintomas da doença. *A febre maculosa tem sintomas semelhantes a outros diagnósticos que são comuns em nosso Estado, tais como dengue, sarampo, febre amarela, leptospirose, e outras. Por isso a necessidade de um diagnóstico correto. Com a preocupação de prevenir e melhorar a capacidade de identificação da doença, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Coordenadoria Nacional do Programa da Febre Maculosa (COVEV/SVS) realiza dia 24 de maio no Rondon Palace Hotel em Porto Velho, o curso de Capacitação e Tratamento da Febre Maculosa, é destinado a médicos e enfermeiros das unidades de saúde e secretárias municipais de saúde. *Nenhum caso da doença - Em Rondônia não foi detectado nenhum caso da doença. ?Mesmo não havendo nenhuma ocorrência da febre maculosa no Estado os profissionais de Saúde devem estar atentos para a investigação epidemiológica, saber se o paciente tem ou teve contato com o carrapato nas últimas duas semanas, se freqüentou áreas de risco, como a zona rural, rios, lagos ou rios ou teve contato direto com cavalos, bois ou cães?, disse o secretário da Sesau, Milton Luiz Moreira. *O curso de qualificação é oferecido para 100 (cem) profissionais com aulas do Dr. Emanuel Martins, coordenador Nacional do Programa da Febre Maculosa, Dr. Rodrigo Angerami (UNICAMP/SP) e Dr. Celso Eduardo, (SUCEN/SP). Segundo o responsável do programa em Porto Velho, Christian José da Silva, ?a capacitação também tem o objetivo de sensibilizar profissionais da saúde em todos os setores para que caso seja detectado algum caso, terá que ser notificado e encaminhado ao setor de epidemiologia da Sesau para tratamento e controle?.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS