Agricultores fazem manifestação no Banco do Brasil em Jarú e conseguem acordo para renegociar débitos

Agricultores fazem manifestação no Banco do Brasil em Jarú e conseguem acordo para renegociar débitos

Agricultores fazem manifestação no Banco do Brasil em Jarú e conseguem acordo para renegociar débitos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Dezenas de agricultores ocuparam pacificamente a agência do Banco do Brasil em Jarú, na manhã de segunda-feira (22/05), com a finalidade de sensibilizar a instituição bancária a atender suas reivindicações. O Banco ainda tentou impedir a manifestação, recorrendo à Justiça com uma ação de interdito proibitório, mas o Juiz da 2ª Vara Civel de Jaru rejeitou o pedido do Banco ressaltando que a Constituição Federal assegura a liberdade de expressão ao mesmo tempo em que possibilita a punição de eventuais excessos. *Durante a manifestação uma comissão de negociação formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) de Jaru e Theobroma, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi recebida pela administração da agência. Durante várias horas foram debatidas as três principais reivindicações dos agricultores: renegociação dos débitos vencidos entre janeiro de 1998 e junho de 2000, com base na Lei 10.696/2003; reabertura de novos financiamentos, que estão suspensos, inclusive para os agricultores que não tem débito com o banco; e desburocratização sobre documentos de comprovação de propriedade. *Ao final, prevaleceu o entendimento. O Banco do Brasil decidiu aceitar a quitação dos débitos antigos sem os encargos de inadimplência, apenas com a correção prevista na Lei 10.696/2003, embora com prazos menores, até dezembro de 2007. Quanto à abertura de novos financiamentos, foi firmada uma parceria entre a instituição e as entidades representativas visando à realização de uma campanha para que os agricultores com débitos vencidos a partir de outubro de 2005 renegociem seus financiamentos e atualizem os respectivos cadastros, condição para que o banco libere novas operações. A facilitação da comprovação de propriedade ainda continua pendente. *REUNIÃO *Em reunião realizada nas dependências da agência, após a negociação, os agricultores acataram as propostas apresentadas pelo banco. A manifestação terminou por volta das 14:30O. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jarú já protocolou um documento para que sejam oficializados os termos da negociação. Para o presidente da CUT-RO, Itamar Ferreira, que acompanhou a negociação, “prevaleceu um entendimento que beneficiará os agricultores e reduzirá a inadimplência da agência”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS