*Proporcionar emprego e renda para mulheres que antes se viam apenas como donas de casa, é o objetivo da parceria Sebrae, Associação dos Idosos do Bairro Nacional e Ong Cidadania e Moradia que resultou na realização de palestras, cursos e oficinas para mais de 200 moradoras do bairro.
*Quinta-feira (18), com a presença do presidente licenciado do Sebrae e presidente da Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer), deputado Edison Gazoni, encerrou mais uma fase do projeto com a conclusão da oficina de Manicura e Pedicura.
*Mulheres, a exemplo da ex-dona de casa, Terezinha Pereira Lima, 39 anos, que em depoimento comovente, lembrou que antes do curso sabia apenas lavar, passar e cozinhar, já se sentem empreendedoras de sucesso. “Depois que fiz o curso de manicura e pedicura, minha vida mudou. Para se ter uma idéia, no final da semana trabalhei por dois dias fazendo unhas nas casas de algumas amigas e faturei R$ 85,00”, revelou Terezinha que comprou comida com o dinheiro que ganhou.
*A mulher que disse não ter perspectiva financeira nenhuma, rejeitou oferta de emprego em alguns salões e agora já pensa em montar negócio próprio.
Durante solenidade de entrega dos certificados, o líder comunitário Zacarias Francisco Chaves, parabenizou a iniciativa do Sebrae em levar oportunidades para os moradores do bairro Nacional e disse que a procura por outras atividades semelhantes ainda é grande.
*O presidente licenciado do Sebrae, Edison Gazoni e a coordenadora do projeto Maria Tereza Marangon, destacaram o empenho das participantes das oficinas e revelaram que o Sebrae alcançou o objetivo pois sabem que as mulheres que concluíram os cursos vão poder gerar renda e ajudar no sustento familiar.
*Na comunidade foram realizados oficinas de biojóias, confecção de sabonetes, fabricação de bolsas e sacolas, e já está agendado para a próxima semana a realização de curso de cabeleireiro.