O ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que veio nesta quarta-feira para presidir reunião da Suframa em Porto Velho, passou parte da manhã com o governador Ivo Cassol, discutindo temas importantes para o estado como a construção das futuras hidrelétricas do rio Madeira; a futura obra de melhoria do porto de embarque e desembarque no Cai N´Água e melhorias na estrutura do Porto Graneleiro da capital.
*A visita do ministro, que fez questão de extrapolar sua agenda oficial para conhecer Porto Velho, suas necessidades e avanços, foi de grande importância para o estado, segundo comentou o governador Cassol. Furlan viu de perto a situação do porto graneleiro, sua capacidade e infra-estrutura e recebeu informações acerca da importância do porto, da produção que nele passa em direção aos mercados consumidores – principalmente em relação à soja – e outros detalhes técnicos.
*Depois o ministro e o governador visitaram a estrutura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, seu museu e a área do Porto do Cai N´Água, onde Cassol aproveitou o encontro e pediu ao ministro apoio para a construção de um porto de embarque e desembarque de passageiros na área. As autoridades visitantes e os rondonienses ainda tiveram tempo para assistir, no rio Madeira, um espetáculo de dois botos rosas que apareceram no local.
*Em seguida Furlan e Cassol se reuniram no gabinete do governador, no Palácio Presidente Vargas, quando foram abordados outros assuntos, como por exemplo à construção das futuras hidrelétricas. O ministro, depois de um almoço no Hotel Rondon Palace, decidiu acompanhar Cassol para uma passagem de helicóptero pelos locais do rio Madeira onde serão instaladas as futuras hidrelétricas já autorizadas pelo governo federal. À tarde o ministro vai presidir a reunião da Suframa.