*A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, juíza Elana Cardoso Lopes Leiva de Faria, assinou ato substituindo diversos membros da Comissão Permanente de Acervo Bibliográfico. A comissão é responsável pela definição da política de seleção, aquisição e descarte de material bibliográfico nas unidades do TRT de Rondônia e Acre.
*Criada pela portaria 0481, em abril de 2002, na gestão do ex-presidente juiz Vulmar de Araújo Coelho Junior, a comissão passa a ser presidida pela juíza do Tribunal Maria do Socorro Costa Miranda, e integrada ainda pelos diretores Lélio Lopes Ferreira Júnior, Jessê Azevedo Machado e Liduína Maria das Chagas Landim, e a chefe da Seção de Biblioteca da Diretoria de Serviço de Documentação e Informação, Dárcia Francisca da Costa Marinho.
*Os membros atuam na elaboração de pareceres referentes à aquisição de livros, evitando assim a compra fragmentada desses materiais que poderiam gerar custos adicionais e limitar possíveis margens de descontos concedidos pelos fornecedores.
*Para criar a comissão foram levados em conta fatores como a existência de mini-bibliotecas dentro das Unidades do Tribunal, e as dificuldades criadas para a atualização dessas subunidades, inviabilizando novos investimentos.
*Os membros da comissão são nomeados entre um juiz, o diretor-geral, diretor da Secretaria de Material e Patrimônio, diretor da Secretaria de Documentação e Arquivo, atuando como secretário permanente, e um bibliotecário.
*Eles são responsáveis ainda em propor a aquisição de material bibliográfico para compor a Biblioteca Básica e o acervo da Biblioteca do Tribunal; analisar e propor as aquisições de obras solicitadas pelas Unidades do Regional; analisar as propostas de descarte de material bibliográfico, elaboradas pela Seção de Biblioteca e de outras Unidades da Justiça Trabalhista; zelar pela atualização permanente da Biblioteca Básica e do acervo da Biblioteca.
*Figuram entre outros critérios de avaliação, a importância do material, pelo exame de seu conteúdo; necessidade do usuário através da determinação da quantidade, variedade e qualidade dos materiais solicitados; pedidos, que levam em consideração a demanda real dos usuários.