TJ obriga Prefeitura de Rolim de Moura a garantir tratamento para idosa

TJ obriga Prefeitura de Rolim de Moura a garantir tratamento para idosa

TJ obriga Prefeitura de Rolim de Moura a garantir tratamento para idosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Idosa apela ao Tribunal de Justiça de Rondônia para que Prefeitura forneça medicamentos, serviços médicos e laboratoriais. A apelação foi interposta pela senhora Ortenila Valandro Ceccon, 76 anos de idade, que conseguiu a reforma de sentença judicial de primeiro grau, para garantir tratamento de diversas doenças das quais vem sofrendo na avançada idade. *O relator da apelação cível foi o Desembargador Sansão Saldanha, que integra a 1ª Câmara Especial que, em seu voto, diz que “extrai-se da inicial que o Município de Rolim de Moura está se omitindo em fornecer à recorrente os remédios e o tratamento médico de que está necessitando”. *Dona Ortenila precisa fazer exames de densitometria óssea e eletrocardiograma, porém o Município de Rolim de Moura tem negado a ela os exames. A liminar foi concedida em vista da relevância dos motivos do pedido, conforme o voto do Desembargador Sansão Saldanha e, também, porque o Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) dispõe que incumbe ao Poder Público fornecer medicamentos gratuitamente, especialmente os de uso continuado. *O Ministério Público, convocado, manifestou-se no sentido de que o Tribunal concedesse a liminar, como medida excepcional de urgência. *Confira a decisão *Apelação Cível n. 100.010.2005.007998-0. EMENTA - Mandado de Segurança. Direito líquido e certo. Direito à saúde. Omissão do Poder Público. Reforma da sentença de indeferimento da inicial. Medida de urgência. No mandado de segurança contra ato omissivo de prestação de assistência à saúde de idoso, em que o impetrante não possui meios de produzir a prova da omissão, é antijurídico o indeferimento da inicial. *Em se tratando de pessoa idosa que necessita de tratamento médico e medicamentos, demonstrada a relevância do direito e perigo da demora, pode o relator conceder a liminar em sede de apelação, pena de causar maior dano à impetrante.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS