*Um acordo de cooperação técnica e assistência mútua, assinado semana passada em Brasília pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Adylson Motta, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, juíza Elana Cardoso Lopes Leiva de Faria, vai estender aos servidores das duas instituições os benefícios da realização de um programa de cursos de capacitação e desenvolvimento profissional.
*O programa de cooperação técnica e assistência mútua vai ser desenvolvido por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDHR) do TRT, antigo Cecap, e pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do TCU. A duração do acordo será de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
*O acordo prevê, ainda, autorização para que os dois órgãos federais cedam suas dependências, com solicitação encaminhada com um mês de antecedência para serem utilizadas durante os eventos realizados em conjunto.
*A competência do TCU, por meio do ISC, é estabelecer, em cada caso, a disponibilidade de vagas em cada etapa do programa, definir critérios de seleção e o perfil do candidato ao treinamento, informando também ao TRT a freqüência e o desempenho nos cursos dos servidores indicados após seleção do Núcleo de Desenvolvimento.
*Os Tribunais Regionais do Trabalho do Paraná e do Distrito Federal já assinaram acordos semelhantes. De acordo com a presidente do TRT da 14ª Região, juíza Elana Cardoso Faria, a meta é capacitar os servidores com vistas à qualificação técnica, principalmente sobre as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal.