Japão, através de consulado em Manaus, abre inscrições para bolsas de pesquisa - Foto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Delegado Morio Ikegawa, presidente do Nikkey Club Porto Velho, está divulgando as bolsas oferecidas pelo Japão
*O Japão, através de seu consulado em Manaus, está oferecendo bolsas de pesquisa em universidades daquele país. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de junho. A informação foi prestada pelo delegado de Polícia Civil Morio Ikegawa, presidente do Nikkey Club Porto Velho.
*Segundo Morio, as bolsas oferecidas pelo Japão representam uma oportunidade para quer cursar mestrado ou doutorado. A bolsa inclui um curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa, cuja duração é de dois anos ou um ano e seis meses.
Os requisitos exigidos, segundo Morio, são que os candidatos sejam brasileiros, possuidores de nível superior completo ou prestes a se formarem, idade até 35 anos, bom domínio da língua inglesa e/ou japonesa, e ter ainda disposição para aprender a língua japonesa e assistir aulas nesse idioma, excluindo-se militares da ativa.
*A área de estudo do interessado deve estar relacionada com sua formação como por exemplo Ciências Humanas: letras (japonesas). História, Direito, Política, Economia, Comércio, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Belas Artes e música; Ciências Exatas e Biológicas: Ciência, Engenharia, Agronomia, Oceanografia, Farmácia, Medicina e Odontologia.
*Os aprovados no exame de seleção terão como benefícios a bolsa de estudos no valor de 175 mil ienes por mês, passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares. A seleção constará da análise do currículo e do projeto de pesquisa, provas escritas de inglês e japonês, e entrevista.
*As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho vindouro para as pessoas residentes no Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, no horário das 9 às 12 e das 14 às 17h, no consulado do Japão em Manaus, à rua Fortaleza, 416, Adrianópolis, CEP 69057-080, telefone 92-232-2000, Departamento Cultural.
*O catálogo das universidades japonesas estão à disposição para consulta no Consulado do Japão, pelo site http://read.jst.go.jp/EN/
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!