*A Cooperativa de Crédito UNICREDI, da capital, que é uma das poucas instituições do segmento que ainda mantém jornada de 8 horas para os funcionários, começou recentemente a mudar para a jornada de seis, equivalente a de bancários. A informação foi repassada ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB), que representa a categoria.
*Segundo o SEEB, a UNICRED contratou nos últimos dias quatro novos funcionários, todos com a jornada de 6 horas diárias. Os demais funcionários, contratados anteriormente, ainda continuam com a jornada de 8 horas. A expectativa do Sindicato é a de que a instituição de Crédito regularize a situação de todos os funcionários, conforme determinação feita no inicio do ano pela Delegacia Regional do Trabalho, após inspeção em várias coorporativas de crédito, quando foi constatada a irregularidade.
*O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), deverá julgar nos próximos dias, Dissídio Coletivo ajuizado pelo SEEB, contra algumas cooperativas que não queriam reconhecer a representação sindical da entidade e recusavam-se a renovar o acordo coletivo 2004/2005. O principal motivo da resistência patronal seria a questão do comprimento da jornada de 6 horas, que deverá ser julgada pelo TRT nos próximos dias, juntamente com as demais clausulas do acordo anterior.
*A jornada de 6 horas, que é a principal reinvidicação do SEEB, já é cumprida atualmente por quinze das vinte e duas cooperativas de crédito do Estado. O Sindicato informou que todas decisões das Varas do Trabalho e do TRT da 14° Região são favoráveis a esse direito para os cooperavitários; além disso, a grande maioria das decisões do Tribunal Superior do Trabalho, inclusive da Seção de Dissídios Individuais, tem reconhecido a jornada de 6 horas nas cooperativas de crédito.