*Com o propósito de ampliar e nivelar as informações sobre o projeto de construção das duas usinas no Rio Madeira (Santo Antonio e Jirau), pelo governo federal, a Prefeitura irá promover um debate, na próxima sexta-feira (05), às 15 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para que os portovelhense possam se envolver mais nos diversos segmentos da sociedade.
*Uma mesa formada por palestrantes diretamente envolvidos no empreendimento vai informar em que pé anda o projeto e que impactos socioeconômicos e ambientais ele poderá provocar. Para Telton Elber Correa, coordenador do Grupo Interministerial de Trabalho “Usinas do Rio Madeira”, subordinado à Presidência da República, o projeto “é de suma importância para o setor elétrico não só da região, mas tem abrangência nacional”.
*Além do representante do Grupo Interministerial, integrantes do consórcio de empresas responsáveis pela execução do projeto também vão compor a mesa de debatedores. São eles: Waldemar Wirsig, representante do BID (Bando Interamericano de Desenvolvimento), César Vaz de Melo, diretor de construção de Furnas; José Bonifácio Pinto Júnior, diretor de contrato da Construtora Norberto Odebrecht S.A.; e Irineu Berardi Meireles, diretor da Odebrecht. Eles vão apresentar aos participantes do debate o que há de mais novo em tecnologias de construção, mostrando como é possível minimizar os impactos de uma grande obra.
*Com este debate (Andamento do Projeto, Importância para o setor elétrico regional e nacional, Impactos socioeconômicos e ambientais, Compensações e Novas Tecnologias de Construção), o prefeito Roberto Sobrinho quer que sejam eliminadas todas as dúvidas sobre um dos maiores projetos de toda a Amazônia que, em médio prazo, pode significar a instalação definitiva de um novo ciclo de desenvolvimento de Rondônia. “É um projeto de grande significado para Porto Velho, para Rondônia e para toda a Região Norte do país. Por isso é preciso que a população acompanhe as etapas e conheça tudo sobre o projeto”, enfatiza o prefeito.