*No último dia de alistamento e transferência de títulos, nesta quarta-feira, dia 3 de maio, os cartórios eleitorais de Rondônia continuam funcionando das 8 às 18 horas. Os eleitores devem procurar os cartórios até 3 de maio, último dia para alistamento e transferência. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, o prazo é previsto em lei e não será prorrogado.
*Os endereços dos cartórios podem ser obtidos no site do TRE (www.tre-ro.gov.br). Em Porto Velho, a Central de Atendimento ao Eleitor reúne os 7 cartórios e atende no prédio do Fórum Eleitoral, ao lado do TRE, na avenida Presidente Dutra, 1889, Areal. O presidente em exercício do TRE, desembargador Roosevelt Queiroz, informou ontem que haverá atendimento também na sede do Tribunal, onde estão instalados mais 18 guichês com computadores e pessoal de apoio.
*Por lei, a inscrição e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Aqueles que completarem 16 anos até 1º de outubro poderão votar nas eleições 2006, desde que solicitem seu título até esta quarta-feira, dia 3 de maio.
*DOCUMENTOS / ELEIÇÕES 2006
*Para obter o título pela primeira vez, a pessoa que mora em Porto Velho deve procurar um dos cartórios eleitorais na Central de Atendimento, prédio anexo ao TRE, com o RG ou outro documento que o identifique, comprovante de quitação do serviço militar e comprovante de residência. Quem mora no interior deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade.
*Em caso de transferência, o eleitor deve apresentar RG, comprovante de residência, título eleitoral e os comprovantes de que votou nas últimas eleições ou justificou. Quem não votou e não se justificou pagará multa imposta pelo juiz.
*Após 3 de maio, os cartórios continuam a atender os eleitores para expedição de segunda via do título (que pode ser solicitada até 10 dias antes da eleição), justificativa ou pagamento de multa e certidão de quitação eleitoral.