*Quem tem 60 anos, ou mais, tem até o dia 5 deste mês para tomar a vacina contra a gripe, nas unidades municipais de saúde. Com a Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe, que em Porto Velho começou em 24 de abril, a Prefeitura pretende imunizar mais de 16 mil pessoas.
*Há uma constatação de que o número de internações hospitalares de idosos, em decorrência de complicações de quadros gripais, é um dos benefícios das campanhas de vacinação contra a doença realizadas no Brasil desde 1999. “Por isso é importante convocar os nossos idosos de Porto Velho para a vacinação'', conclamou o secretário de Saúde Silas Rosas, no sábado (28), na Policlínica Dr. José Adelino da Silva, quando lançou oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe, ao lado do deputado federal Eduardo Valverde.
*“A vacinação anual é importante porque o vírus é mutável e pode causar complicações, diferentemente do resfriado, que é mais leve e não evolui para doenças mais graves, como a pneumonia”, alertou o secretário.
*Segundo ele, não é necessário apresentar nenhum tipo de documentação, mas aqueles que possuírem devem levar o comprovante de vacina da campanha anterior. Também será oferecida vacina contra hepatite e tétano, para aqueles que ainda não tomaram ou foram vacinados há mais de dez anos, e que precisam de reforço. Este ano a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) oferece cerca de 7 mil doses da vacina contra o vírus Influenza.